Nomeações
Actor num Papel Secundário – Christoph Waltz (Coronel Hans Landa)
Cinematografia
Realização
Edição
Melhor Filme
Edição de Som
Mistura de Som
Argumento (Original)

Quentin Tarantino (realizador e argumentista) volta às salas de cinema com “Inglourious Basterds”, e conta com a companhia de Brad Pitt, Mélanie Laurent e Christoph Waltz. É um filme mordaz e audaz que gerou muita polémica, críticas boas e más.

O filme passa-se durante a Segunda Guerra Mundial. O argumento gira à volta de duas perspectivas: um grupo secreto, os “Sacanas sem Lei” (como é traduzido em português) que têm como hobbie (e objectivo) matar e torturar Nazis, para depois ficar com os seus escalpes; do outro lado vemos a história de uma jovem judia que escapou à morte e prepara agora a sua vingança. Aliás, tanto ela como os Basterds planeiam a mesma coisa: incendiar o cinema (dela) onde acontecerá a estreia de um filme, e onde estarão presentes todos os chefes importantes para a continuação da guerra, e ocupação de vários países.

O argumento está bastante bom, com os seus twists e suspense. A violência está bem presente, mas colocada no sítio certo, para chegar ao ponto da questão. Sem medo de ofender, Tarantino cria diálogos excelentes, que tanto podem ser sérios, como irónicos e cómicos. Embora tenha algumas cenas demasiado longas e paradas, o filme em geral está realmente bom, a não perder.

Entranto mais específicamente no campo de uma das nomeações: aquela atribuida a Christoph Waltz. Se formos ver o seu trabalho ao longo dos anos, muitos não o devem conhecer (tal como eu), pois trabalha principalmente em filmes alemães. Mas que surpresa! A sua personagem é realmente cruel e interpretada perfeitamente, com garra e coragem. Um coronel que, para atingir os seus objectivos, destrói todos os seus adversários (de qualquer maneira que seja necessária). É inclusive um detective, perspicaz e imensamente sarcástico, que adora ver os outros sofrer com aquilo que sabe. Espero, a partir de agora, poder ver mais este actor noutros filmes.

Nota: 80%

Trailer

Anúncios