Rosa Lobato Faria, escritora e actriz, faleceu hoje, em Lisboa, aos 77 anos, num Hospital Privado, na sequência de uma anemia grave. A actriz foi internada há uma semana mas confirma-se que o seu estado de saúde era já precário desde  uma intervenção a que teve de ser sujeita durante o Verão de 2009.

Nascida em 1932, Rosa Lobato Faria ficou conhecida pela sua participação em séries entre as quais Humor de Perdição, A Minha Sogra é uma Bruxa e Mala de Cartão. Em cinema, trabalhou com realizadores de renome como João Botelho, Lauro António e Artur Semedo e iniciou-se na área da literatura apenas em 1995, escrevendo desde então um total de 12 romances, dos quais se destaca O Prenúncio das ÁguasAs Esquinas do Tempo. Também foi poetisa, estando toda a sua poesia reunida no volume Poemas Escolhidos e Dispersos.  Além disso, escreveu livros infantis, letras de música e gravou um audio livro: O Gigante Egoísta e Outros Contos. Em conjunto com alguns outros escritores, como AliceVieira e João Aguiar, Rosa Lobato escreveu também O Código D’Avintes e Eça Agora!

Os membros do Infoteen lamentam esta grande perda na cultura nacional e aproveita para expressar as suas condolências à família.

Fontes:
Sapo
Anúncios